quarta-feira, setembro 30

A próxima jogada



Durante toda a campanha do PS Açores, fomos sendo bombardeados televisivamente com uma figura que à semelhança do emplastro, apareceu sistematicamente ao lado de Ricardo Rodrigues, abanando afirmativamente a cabeça em total subserviência ao cabeça de lista do PS.
Cheguei até a desconfiar que fosse namorada do camera-men, já que contrariamente ao ensinado no curso de cinema, o orador e personagem principal das peças (Ricardo Rodrigues) raramente aparecia em grande plano no centro da imagem, mas sempre a um lado, partilhando o écran com esta personagem secundária.
Investigada a situação, constata-se que era a nº 4 da lista (Lisa Garcia)
É de estranhar que na campanha regional do PS, raramente apareceram o nº 2 (Fagundes Duarte) ou nº 3 (Luísa Santos) da lista, ao lado de Ricardo Rodrigues, em detrimento do nº4 (praticamente não elegível).
Mais estranho ainda foi a ausência de Luísa Santos e de Fagundes no discurso de vitória de Carlos César, assistindo-se desta vez à insistência de Ricardo Rodrigues, em directo para que a nº 4 (já confirmada como não eleita), figurasse ao seu lado e de César!!!
Será caso para pensar que esta desmedida necessidade de mostrar ao público a imagem da nº 4 da lista, mesmo que não eleita, e em detrimento (desprezo?) dos nºs 2 e 3, tem segundas intenções:
Será que Fagundes e Luísa Santos foram apenas meros joguetes sem importância partidária, para cativar votos na Terceira e Faial (de onde são originários?).
Sendo certo (e de fonte familiar) que desde o início que não está nos planos de Luísa Santos mudar-se para Lisboa, este poderá ter sido um golpe palaciano, para conquistar votos, e com a tarefa cumprida, a directora Regional do Desporto abdicará em favor de Lisa????
Ou será que antevendo as próximas eleições regionais e a passagem de testemunho de Carlos César para Ricardo Rodrigues no comando do PS, obrigarão este último a deixar a Assembleia Nacional sendo substituído pela sua discípula???
Uma coisa é certa...esta insistência em mostrar Lisa Garcia não será por acaso e muito provavelmente insere-se no jogo de propaganda não verbal e manipulação branqueada da opinião pública, em que o PS é exímio.Esta poderá ser apenas mais uma teoria da conspiração...só o tempo o dirá!!!

terça-feira, setembro 29

Resumo


OS VENCEDORES

Resumo 2


OS VENCIDOS

Pico


Apesar do esquecimento e do desinvestimento...
Apesar de desinteresse e desconhecimento...
Apesar do desprezo regional...
Apesar do centralismo nacional e do egocentrismo micaelense...
É bom lembrar que aqui também é PORTUGAL!!!
(não só em tempo de eleições)

segunda-feira, setembro 21

Eficácia!!!



A grande obra foi lançada...para melhorar as condições de circulação e anular os acidentes provocados pela coexistência autorizada, de veículos e animais na via.
Dois anos de grandes incómodos para os automobilistas, onde se incluem suspensões partidas, pneus furados e vidros partidos...
Vinte milhões enterrados...
Supostamente a melhor via do arquipélago, com passagens superiores e corredores laterais para animais...
Menos de 1 mês depois de aberta...é o que se vê!!!


terça-feira, setembro 1

Responsabilidade



"Não gosto de perder...prefiro fazer batota"
"Só como cerejas quando a minha empregada tira os caroços por mim. E uvas sem grainhas. É uma trabalheira”


A mandatária do PS para a juventude TEM CARACTER e vê-se que é uma jovem responsável.
A mensagem é coerente com o líder do PS: muito show off...o que interessa é a imagem...o conteúdo é pouco relevante.
Neste caso o caracter não interessa...um palminho de cara e umas pernas divinais, potenciadas pelas invariáveis mini saias, abrem portas que quem trabalha árduamente e não nasceu em berço de ouro, jamais chegará perto.

Vergonha Regional




Vergonha é o mínimo que se pode dizer do desprezo e abandono a que estão votados dois dos principais símbolos da insularidade e história do canal.
Calheta e Espalamaca, jazem no cais da Madalena, transformando-se rapidamente em pó e apagando-se das memórias.
O desejo e necessidade, por ventura secular de atravessar o canal, tomou forma durante décadas nestas embarcações, que fizeram parte da vida de tanta gente.
Com bom tempo ou com maresias ciclónicas, diariamente ligaram as ilhas, participando de forma decisiva na aproximação pessoal, profissional, económica, familiar e até sanitária….
As “lanchas do Pico” são um marco indelével na história marítima do canal e dos Açores, que só agora, décadas mais tarde os senhores centralistas/capitalistas de S.Miguel perceberam a essência…que num arquipélago não se deve aumentar a solidão da insularidade e sim fomentar inclusão entre as ilhas.
Só agora, acordaram para a mais valia do transporte marítimo inter-ilhas, embora o façam mal pois desvalorizam e esvaziam o berço dessa mais valia (o canal Faial-Pico), subjugando-o a outros interesses.
Bem, mas voltando ao princípio:
Por todo país, e até na região, se tenta preservar os marcos históricos para memória futura. Há museus de transportes, dos coches, do carro eléctrico, da marinha…
Mas aqui no canal, a essência dos transportes marítimos inter-ilhas, apodrece…
Com tantos milhões (pelos vistos mal) gastos nos novos navios da Atlânticoline
Com os milhões decorrentes de erros e derrapagens na sua construção…
Com salários desproporcionalmente chorudos dos gestores (incompetentes) dessa empresa…
E não há uns tostões para se preservar a Calheta, a Espalamaca e se calhar outras embarcações da história do canal?
Quanto mais tempo passar, mais degradadas ficam e mais cara e difícil será a sua recuperação.
Apesar do tempo perdido, ainda é possível, ainda não se chegou ao ponto de não retorno…mas não falta muito.
Aposto que se uma das ilhas do canal fosse S. Miguel, há anos que já existiria um mega projecto de recuperação e projecção das embarcações e história dos transportes marítimos no canal…provavelmente até ficariam nas portas do mar, que nesse caso teriam um orçamento de 100 milhões e não de 50.
Está na hora de se fazer alguma coisa…
Está na hora de se olhar e cuidar do património e história marítima do canal…
Está na hora de pelo menos recuperar e conservar a Calheta e a Espalamaca…
Só espero que não as levem para S. Miguel…