quarta-feira, abril 23

RITUAL


Gosto de um cafézinho...
Gosto mesmo muito de tomar um café por aí!
Não é só pelo acto em si, mas pela atmosfera e ambiente que envolvem o hábito de tomar um café.
Mais do que digerir com maior ou menor sofreguidão umas goladas do néctar, há todo um ritual e devoção que criam atmosferas muito próprias e definem culturas.
Desde logo, pedir um cimbalino ou uma bica são comportamentos completamente distintos...mas também podem ser um garoto, um expresso ou um pingo.
Depois, há a forma rápida e decidida de ingeri-lo, em dois ou três golos, quase directos da chávena ao esófago...mas também pode ser lentamente saboreado em suaves e mínimas degustaçõs orais, prolongando o prazer!
Há quem tome o café de pé, num qualquer balcão, ou quem o prefira fielmente sentado, na mesa de sempre atrás da montra do estabelecimento do costume.
Por gosto pela solidão ou timidez, há quem o faça sózinho na penumbra da mesa do fundo, provávelmente encoberto na névoa do cigarro...e há quem venere fazê-lo na esplanada luminosa em tarde de enchente.
Há ainda quem, por inoportuna contingência laboral o faça ao lado da máquina, provávelmente em copo de plástico...ou à mesa de trabalho em caneca despertadora.
Há o religioso café pós prandial, meramente com objectivo digestivo, e há o típico coffebreak estratégicamente efectuado a meio de alguma tarefa menos agradável, não esquecendo o café social acompanhado do jornal, da nicotina ou simplesmente de uma troca de olhares com a dona do café da mesa ao lado...

Sem comentários: