sábado, outubro 11

Açores não cumprem parâmetros na qualidade da água



Os Açores são a região do país que apresentam os maiores incumprimentos dos diferentes parâmetros para avaliação da qualidade da água, revela o relatório anual do instituto regulador do sector relativo a 2007.

Na região autónoma, 22,01 por cento das análises feitas no concelho da Calheta (ilha de São Jorge) apresentam valores que não cumprem os parâmetros previstos por lei para o consumo humano. A seguir, estão os municípios de Laje das Flores (17,51) e Nordeste (14,27), indiciando um problema de qualidade no abastecimento de água que se reflecte noutras ilhas do arquipélago.No relatório, os maiores incumprimentos da frequência mínima de amostragem - número mínimo de análises - verificaram-se nos parâmetros do controlo de inspecção, designadamente os referentes a poluentes orgânicos e metais.
Por outro lado, a violação dos parâmetros microbiológicos está relacionada principalmente com a insuficiência ou ausência de desinfecção, questões relacionadas com o pH, ferro, manganésio e arsénio.
Outra questão que motiva a violação dos parâmetros é o excesso de alumínio, uma situação relacionada com a operação das estações de tratamento.Alumínio, manganésio e arsénio…será que isto pode ter a ver com a elevada taxa de doenças cancerígenas que as ilhas apresentam?

Sem comentários: