sábado, março 7

O "lobbie" das fraldas

Esta fixação de Artur Lima nas fraldas já começa a cheirar mal.
Com tanto tema polémico, em especial na área da saúde, o líder do CDS-PP decretou guerra às fraldas…
Pelo menos três conferências de imprensa sobre o tema levantam algumas considerações:
- O Sr. Artur Lima aparece sempre com objectos enviados por utentes desconhecidos: ou é uma garrafa de àgua suja do hospital, ou é um pacote de fraldas supostamente já fora de circulação…começa a cheirar a que, é ele próprio que arranja tais adereços, sabe-se lá se “originais” ou “ arranjados”.
- Neste caso das fraldas, não me parece que a parte prejudicada seja o utente, ao contrário do que advoga o Sr. Deputado, mas sim algum “lobbie” farmacêutico.
Antes, havia liberdade total, e arranjinhos à brava, já que quando é prescrito uma embalagem de fraldas para incontinência, não é mencionada a marca e portanto esse pormenor ficava ao critério da farmácia, havendo preços muito díspares.
No caso de lares, hospitais, centros de saúde e outras instituições que compram grandes quantidades, sem preocupação com o custo (quem paga é o estado), havia comprovadamente arranjinhos entre as farmácias/representantes e essas instituições para que se comprasse as fraldas de maior margem de lucro para a farmácia.
Isto é sobretudo rentável nas ilhas pequenas onde existe apenas uma ou duas farmácias e portanto não há concorrência nem se descobrem as “carecas”.
Com o concurso para aquisição da mesma marca de fraldas para todo o arquipélago, acaba o “dom” da farmácia é que escolher, e portanto acabam os prémios de venda, as margens superiores de lucro e as negociatas de determinados representantes.
- Que se saiba, ainda nenhum utente se queixou das fraldas
Portanto os verdadeiros prejudicados são revendedores, farmácias e eventualmente conselhos de administração de Lares, Hospitais e Centros de Saúde.
- Que se saiba, não exercendo o Sr. Deputado Artur Lima nenhuma destas funções, porque insiste em que se anule o concurso?
- Será política de baixo nível, insultando e criticando ao abrigo do bem-estar dos utentes que nem se queixaram?
- Ou será que tem algum “amigo” com a “negociata” ameaçada?
Tanta insistência neste assunto das fraldas dá para desconfiar…

Sem comentários: