sexta-feira, outubro 31

ÁGUA NEM VÊ-LA



Mais um regresso à Terceira e o mesmo sub-desenvolvimento de sempre!!!
Há já dois meses que água é coisa que não corre nas torneiras de casa, pelo menos em dois dias por semana.
Depois de ouvir o nosso presidente Carlos César apregoar ao som de trombetas, as maravilhas do seu governo, o paraíso que são os Açores e “QUE BOM QUE É SER AÇORIANO”…fico intrigado com esta falta de água!

sexta-feira, outubro 17

MAIS DO MESMO



O PS volta à carga no Faial.
Apresentou como grandes objectivos para a nova legislatura, obras completamente originais e nunca antes pensadas ou sequer orçamentadas:
O Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores
O Estádio Mário Lino
O Variante à cidade da Horta
O Clube Naval da Horta
O Porto da Horta
A ampliação da Pista do Aeroporto da Horta
É impressionante a falta de vergonha que estes senhores têm…porque se a têm, por certo que precisam de internamento urgente pois o Alzheimer progride.
Há seguramente 15 anos que legislatura após legislatura, estas obras emblemáticas são estandarte de propaganda política.
Há seguramente 15 anos que legislatura após legislatura elas entram e saem dos orçamentos regionais.
Há seguramente 15 anos que legislatura após legislatura os dinheiros a elas destinados são desviados…
Há seguramente 15 anos que legislatura após legislatura, seja PS ou PSD enganam os Faialenses…
Desde há 15 anos quantas vias rápidas, e marinas, e portas do mar, e centros culturais, e circulares, e departamentos universitários, foram construídos noutras ilhas?
E ainda tem o descaramento de NOVAMENTE as vir incluir como grandes objectivos para o Faial!!!
Mas também com os totós, lambe-botas e tachistas políticos que abundam na ilha é isto que podemos esperar…e não há solução! São todos iguais

quinta-feira, outubro 16

O CENTRO DO MUNDO!

"Há seis anos que Ponta Delgada é uma referência no complexo e dinâmico mundo da moda nacional e internacional (???). Um projecto ambicioso em crescendo, produzido e promovido pela Mag Events, de Margarida Neves Pereira. Estilistas nacionais e internacionais mobilizam para Ponta Delgada um vasto grupo de jornalistas que, anualmente, promovem os Açores como destino turístico em revistas e jornais da especialidade, associando o Glamour da Moda às belezas naturais ímpares do arquipélago."
in Correio dos Açores

Depois de Nova York e Paris...PDL é concerteza uma referência!!!
Senhores...deixemos de olhar para o umbigo próprio. Ponta é referência regional...como símbolo do desenvolvimento harmonioso do arquipélago e da coesão.
A manifestação dessa harmonia e coesão é que enquanto se gasta 35000 euros neste evento de orgulho e vaidade em Ponta Delgada (e de retorno duvidoso), Angra não tem água, Horta não tem circular e Corvo não tem transportes em condições (só para dar alguns exemplos).
AH e já agora...as crianças de Rabo de Peixe agradecem a vinda da Fátima Lopes!!!

MODA AÇORES

A realização da Moda Açores 2008 está na base e uma alegada contestação dos profissionais do comércio tradicional à gestão de Costa Martins, presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
Entre alguns comerciantes da baixa de ponta Delgada, do dito comércio tradicional, repetem-se as críticas à pujança do evento e aos gastos feitos “em tempo de crise” com “algo que não veio beneficiar em nada” o comércio tradicional.
Quanto ao cerne da crítica, esclarece Costa Martins que a Moda Açores “não é feita para o comércio local”(!!!), e tem duas grandes vertentes: “a primeira é a promoção turística dos Açores no exterior. A outra respeita às estilistas regionais e a oportunidade destas mostrarem as suas colecções. Os custos com a vinda dos modelos e da estilista foram de 35750 euros.
Ponto um: mais uma vez se hipoteca o nome Açores com um evento e gastos que beneficiam apenas S. Miguel!!! Que lhe chamem Moda Ponta Delgada ou S. Miguel Fashion ou o Raio que os Parta ainda vai agora Moda Açores? Quando nem sequer assistir ao evento os "Não Miquealenses" poderão, muito menos beneficiar “comercialmente” da situação.
Ponto dois, os grandes beneficiados são as elites sociais que inevitavelmente gravitam e parasitam gratuitamente à volta deste evento, procurando promoção pessoal, entre os quais está certamente o Sr. Presidente da Câmara do Comércio de Ponta Delgada, que provavelmente passará mais tempo em recepções do que à mesa de trabalho.
Os comerciantes da cidade pelos vistos foram muito pouco beneficiados…pelo menos quando comparado com 35750 euros!!!
Quem não tem dinheiro…não tem vícios.

sábado, outubro 11

QUEM FALA ASSIM...

Ainda durante a apresentação da lista de candidatos do Partido Socialista pelo Faial ás eleições regionais, Hélder Silva, secretário coordenador do PS/Faial sublinhou que “esta apresentação decorre com sobriedade e poupança dos dinheiros públicos porque o PS está preocupado com os gastos do dinheiro do povo”
Então e os 1,8 milhões de euros que orçamentam a campanha rosa?
Então e o KIT AUTONÓMICO?
Então e os milhões gastos nas festas de inauguração de obras do governo (só em S. Miguel claro)?
Meus senhores nada melhor do os actos para ilustrar o sentimento e profundidade das afirmações (vãs) da classe política…
É de rir…à gargalhada!!

GOVERNO-1...FAIAL-0

No Faial foi apresentada a lista dos candidatos do Partido Socialista daquela ilha, para as eleições legislativas regionais do próximo dia 19 de Outubro. Este acto não contou com a presença de Carlos César, o que vem claramente comprovar o que já se sabia: Fernando Menezes (cabeça de lista) é uma nulidade política e não tem qualquer protagonismo na cena regional!!!
Carlos César gosta e precisa disto.
Já não bastava a afronta política durante a visita do Presidente da República, quando Carlos César entendeu alterar o protocolo, colocando-se acima do Presidente da Assembleia Regional (Fernando Menezes)…
Agora, César nem se digna comparecer e apoiar a candidatura do cabeça de lista faialense (mas correu a apoiar o cabeça de lista do Corvo)…
É que César é esperto e sabe que Fernando Menezes é um totó político, sem personalidade de líder e com receio de perder o tacho!
Por isso mesmo é que Fernando Menezes interessa a Carlos César…porque não tem qualquer protagonismo na cena regional e não afronta o líder!!!
Mas se os Faialenses gostam…assim terão!!!



É POR ISTO...


…que está na hora deste senhor ir para a rua!

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Costa Martins, recusou o "cenário alarmista" criado pelo estudo da ANPME, por entender que a situação nos Açores é de "perfeita normalidade". "Sempre houve atrasos nos salários, com crises ou sem crises anunciadas. O que temos de analisar é se a situação é excepcional ou dentro da normalidade e para mim a situação está dentro da normalidade", afirmou Costa Martins, ao defender que as linhas de crédito criadas pelo Governo da República para as pequenas e médias empresas também se devem estender ao arquipélago.

Ora cá está o típico tachista, que em vez de se preocupar e procurar saber junto dos empresários que devia defender, as verdadeiras dimensões do fenómeno, prefere colar-se ao Governo e dar mais umas lambidelas…não muitas pois concerteza que mais logo deve ter algum jantar/evento!!!
O Governo agradece que não se faça barulho…(com algum cargo político relevante quando sair da Câmara do Comércio!!!).


LÁPIS AFIADO


MAIS CONTRA INFORMAÇÃO


O Governo açoriano rejeitou a existência de mais de duas mil empresas com salários em atrasos no arquipélago, argumentando que os dados oficiais (Oficiais de quem?) indicam apenas a ocorrência de 118 casos em 2007.

Para o director regional do Trabalho e Qualificação Profissional, Rui Bettencourt, os dados recolhidos pelo Sistema de Indicadores de Alerta (SAI) nos Açores apontam para uma "total normalidade no pagamento de salários" nos últimos anos no arquipélago.Segundo o director regional, em 2000 a taxa de pagamento de salários aos trabalhadores açorianos era de 97,9 por cento e em 2007 situava-se nos 96,2 por cento, números que considerou atestarem a situação de normalidade vivida no tecido empresarial regional.Com base nos quadros de pessoal declarados pelas empresas no último ano, o director regional adiantou que o ganho médio por trabalhador nos Açores foi de 863,89 euros, a que equivale a mais 6,8 por cento face a 2006 (808,21 euros).Rui Bettencourt disse ainda que perante o fecho de 24 empresas no último ano nos Açores surgiram 283 novas.

Mais manipulação de informação…mais números maravilhosos do Governo para dar uma imagem de que está tudo controlado…
Afinal em que ficamos? São 118 ou 2100 empresas? Até parecem os números das greves em que para os sindicatos a adesão é sempre de 80% e para o Governo é invariavelmente 20%...
Mas voltando aos Açores…tudo está bem e isto aqui é o paraíso!!!




REGIÃO TEM 2182 EMPRESAS COM SALÁRIOS EM ATRASO



Um estudo recente da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME) revela que existem em Portugal 30 mil empresas que não pagam, pelo menos há dois meses, aos seus trabalhadores, sendo que 2.182 estão localizadas nos Açores!!!

CONTRA INFORMAÇÃO



Água para consumo melhorou face a 2006.
No dia seguinte á publicação do relatório do Instituto Regulador da Água e do Resíduo (não controlado pelo Governo Regional, diga-se), em que é claro que: "os Açores são a região do país com maior incumprimento dos pârametros da qualidade da água", o nosso Governo Regional vem garantir em nota do Gabinete de Apoio á Comunicação Social, que “o valor médio de análises de análises que violam os valores paramétricos na região decresceu de 6,61% em 2006 para 5,96% em 2007, o que mostra uma sensível melhoria.”
Ora cá está a principal arma do governo Açoriano: controlo e manipulação da informação. Como os tempos da censura oficial já estão "demodé", contorna-se a situação abafando e subjugando todas as fontes internas de notícias desfavoráveis…e quanto aos órgãos nacionais e internacionais, que os tentáculos do Governo não conseguem calar, são desvalorizados e a informação manipulada.
O Governo há-de sempre ter outros números ou estudos (cuja fonte e credibilidade ninguém sabe), ou simplesmente apresentar a tese do coitadinho, que estamos para aqui isolados e que os números são falsos, injustos ou desajustados da realidade insular.
Portanto a àgua para consumo nos Açores é das piores do país, mas o que interessa é que melhorámos(?) em relação ao ano anterior (a sério?)...talvez daqui a 100 anos continuemos a melhorar...

Açores não cumprem parâmetros na qualidade da água



Os Açores são a região do país que apresentam os maiores incumprimentos dos diferentes parâmetros para avaliação da qualidade da água, revela o relatório anual do instituto regulador do sector relativo a 2007.

Na região autónoma, 22,01 por cento das análises feitas no concelho da Calheta (ilha de São Jorge) apresentam valores que não cumprem os parâmetros previstos por lei para o consumo humano. A seguir, estão os municípios de Laje das Flores (17,51) e Nordeste (14,27), indiciando um problema de qualidade no abastecimento de água que se reflecte noutras ilhas do arquipélago.No relatório, os maiores incumprimentos da frequência mínima de amostragem - número mínimo de análises - verificaram-se nos parâmetros do controlo de inspecção, designadamente os referentes a poluentes orgânicos e metais.
Por outro lado, a violação dos parâmetros microbiológicos está relacionada principalmente com a insuficiência ou ausência de desinfecção, questões relacionadas com o pH, ferro, manganésio e arsénio.
Outra questão que motiva a violação dos parâmetros é o excesso de alumínio, uma situação relacionada com a operação das estações de tratamento.Alumínio, manganésio e arsénio…será que isto pode ter a ver com a elevada taxa de doenças cancerígenas que as ilhas apresentam?

quarta-feira, outubro 8

OUVI DIZER QUE...

A Câmara de Angra só está à espera de passarem as eleições do próximo dia 19 de Outubro, para aumentar os períodos de restrição hídrica...
Ou seja, após as promessas de um mundo melhor, virão 3 ou 4 dias por semana sem água!!!
Grande manobra eleitoral...

domingo, outubro 5

QUEM FALA ASSIM...

«É o meu último mandato», diz Carlos César
O presidente do Governo Regional dos Açores afirma, em entrevista ao SOL, que este será o seu último mandato e que nada o fará mudar de opinião. Excepto se o Estatuto dos Açores não entrar em vigor até às eleições regionais de 19 de Outubro.
Em que é que ficamos Sr. Presidente?
Dia 19 está à porta e estatuto nem vê-lo...então fica ou vai?
Ainda há palavra?

sábado, outubro 4

CHEGAR E QUERER VOLTAR



O tanto que a vida me faz viajar, proporciona-me a agradável possibilidade de ter “cantinho” em várias ilhas do arquipélago e no continente.
Vem isto a propósito de que, de cada vez que chego a casa, seja em Lisboa, Porto, Pico, S. Miguel, Terceira ou Faial, sinto sempre o agradável conforto do lar.
Porém, a minha última chegada à Terceira foi deveras catastrófica e digna de terceiro mundismo. É certo que estava informado de que neste ano, a chuva caiu nos outros concelhos da região mas em Angra do Heroísmo não(!!!)…razão pela qual os serviços municipalizados se viram na contingência de cortar o abastecimento de água, de forma bissemanal!
Ainda como atenuante há o facto da minha vida nómada, me ter retirado da Terceira nas últimas semanas, se bem que mantendo as informações locais actualizadas...
Também é certo que às primeiras chuvas de Outono, os serviços responsáveis tiraram a guilhotina do pescoço e alarvemente apregoaram o fim das restrições, cantando louros na resolução do problema…
Mas eis que chego à Terceira no voo da noite, desinstalo as malas num canto da casa, ligo a televisão, visto os calções e vou à casa de banho libertar os líquidos acumulados na viagem. Puxo o autoclismo e nada…
Estupefacto corri ao contador, pensando que talvez o tivesse deixado fechado…mas não.
Segundo as informações de amigos, os cortes já teriam acabado, mas mesmo que assim não fosse, segundo o calendário de parede na dispensa, não era Terça nem Quinta…portanto não seria dia de abstinência…
Ainda perguntei aos vizinhos que confirmaram…ninguém sabe porquê mas desde as 20 horas que não há água no bairro!!!
Fiquei preocupado pois estava quase na hora do bebé comer e era preciso água para fazer o biberon.
Logo por azar, não sei porque dei ouvidos às autoridades e não armazenei nem uma pinga do líquido…além disso já era tarde, as mercearias e o modelo já estavam fechados.
Bom meus amigos…só consegui resolver o problema com uma garrafa de água mineral, comprada na loja de conveniência de uma bomba de gasolina.
Quando se apregoa a qualidade de vida nos Açores…
Quando falta um bem tão básico como a água, enquanto se gastam milhares em promoção turística da Região…
Quando não temos água para alimentar o nosso filho, devido à incompetência de outros…
É caso para querer sair já destas ilhas…